segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

TEXTO 1 - Recordações e a Ciência História

texto 1 - LEITURA E ATIVIDADE
      
        EE Padre José de Anchieta
Professora Dalva de Oliveira Soares da Costa
Ensino Médio – 2013


Recordações e a Ciência História

Recordo-me da obra Apologia da História ou o Ofício do Historiador, publicado por Lucien Febvre em homenagem póstuma a Marc Bloch. Obra Escrita a partir de uma pergunta de uma criança: “Papai, então me explica para que serve a história." (BLOCH, 2001, p.41).
Pergunta inquietante:- “Pra que estudar história se estes fatos já aconteceram há muitos anos?” retrucou a criança.
Sem dúvida nenhuma, é este o principal questionamento de quem não gosta de História. Um amigo meu até já me falou que sua esposa odiava esta disciplina. E também vivia lhe fazendo  esta mesma pergunta. Mas para ele foi muito mais fácil responder, alegando que as contas da casa eram pagas graças a História. Esta simples resposta, por mais que não trouxesse sentimentos de amor a ela, pelo menos trouxe algum de gratidão. Difícil é colocar isto na cabeça do aluno que pergunta constantemente e  acha que História deve ser uma ciência decorativa. Primeiramente mostrar que história não se decora, a ciência histórica hoje é um campo de conhecimento, de questionamento e de interpretação. Portanto, toda vez que escuto esta incômoda expressão de que a história é “decorativa”, corrijo afirmando que ela é na verdade “interpretativa”. Mas interpretar o que? Os fatos que aconteceram no passado da humanidade, certo?
De certa forma sim. Mas lembrando que o modo de se compreender o passado pode acontecer de diferentes formas. O historiador não dispõe de uma máquina do tempo para voltar a determinado fato histórico. Então, é justamente aqui onde entram os conceitos interpretativos, que fazem da história uma ciência não exata. Onde a determinado fato podem ser atribuídas diferentes versões, de acordo com as diferentes visões. Mesmo nenhuma sendo a correta ou a errada. Aliás, isto é que torna a história instigante, pois em meio a suas pesquisas, todo historiador sempre se depara com questionamentos a suas teorias, que caso não o faça mudar de ideia, suas teorias ficam mais reforçadas.  Vamos pensar: “a história é importante para que o homem não repita os erros do passado”. Mas me lembrei de um artigo que já li, onde este fato é questionado pelo exemplo das grandes guerras. Se esta primeira justificativa estivesse correta, a segunda guerra não teria acontecido. Portanto, nisso ficou o juízo de que a história não tem esta missão salvadora de alertar o homem dos erros que deve evitar. Pois o ser humano é totalmente imprevisível.
Então continue pensando...Lembrei-me de uma frase que até hoje não sei o autor, mas que sempre a cito: “É impossível saber para onde vamos, se não sabemos de onde viemos.” linda frase esta. Possivelmente inquestionável, mas em se falar de história...
 Ela sugere uma “caminhada” do processo evolutivo do homem. Associo também a uma noção de progresso, que sabemos da impossibilidade de atribuir estes valores às questões culturais. Não existe cultura “mais” ou “menos” evoluída, existem simplesmente culturas diferentes.
Infinitas são as explicações para o questionamento proposto, mesmo não concordando também com algumas, pensei em uma série de respostas feitas por especialistas da área:
  “A História serve para justificar visões de mundo."
 “Com a História entende-se o passado, compreende-se o presente e faz-se projeções para o futuro."
 “A História serve para se entender o presente."
 “A História é uma das formas de reflexão da vida social, pois nossa sociedade é auto-reflexiva."
 “A História serve para se entender o desenvolvimento das sociedades e dos valores da humanidade; com ela o historiador constrói e divulga conceitos e ideologias com o intuito de promover uma melhora na vida das pessoas."
 “A História serve para que nos divirtamos lendo uma novela que aconteceu na realidade."
 “A História é como a Química antes de Boyle ou a Matemática antes de Euclides, ou seja, não houve ainda um Galileu ou Newton que criasse um paradigma da História, e talvez jamais haja."
 “A história é, antes de tudo, um divertimento: o historiador sempre escreveu por prazer e para dar prazer aos outros. Mas também é verdade que a história sempre desempenhou uma função ideológica, que foi variando ao longo dos tempos."
 Poderíamos citar aqui outras diversas explicações, mas acho que já seriam muitas para a cabeça de um jovem estudante. Uma cabeça, não muito diferente de muitas, que se apegam a viver uma cultura do presente. Se planejando em função do futuro e desprezando seu passado. Poderia falar pra este jovem simplesmente estudar para não ficaria reprovado. Mas isto só contribuiria para aumentar mais ainda sua antipatia pela história.
Então me veio outra luz. Um pensamento que acho que explica de uma forma bem sucinta o porquê de se estudar e de se conhecer a história. E talvez seja a mais justa e explicativa idéia que releva “para quê serve a história?”
 Falei para o jovem: “Posso até não saber de sua real serventia! Só sei, que a estudo por que ela me causa um imenso prazer, o prazer de conhecer, o prazer do saber.”  E no outro dia lhe levei estas sábias palavras de São Bernardo de Claraval, Sobre o cantar dos cantares, Sermão 36, III.
 “Há quem busque o saber pelo saber: é uma torpe curiosidade.
 Há quem busque o saber para se exibir: é uma torpe vaidade.
 Há quem busque o saber para vendê-lo: é um torpe tráfico.
 Mas há quem busque o saber para edificar, e isto é caridade.
 E há quem busque o saber para se edificar, e isto é prudência.”
Clio (1790). Liebighaus, Frankfurt.

Filha de Júpiter e Mnemósine, seu nome deriva da palavra grega celebrar. Ao cantar a glória dos guerreiros e as conquistas de um povo, Clio tornou-se a patrona da História. É representada sentada, e ostenta como atributo a clepsidra (emblema da ordem cronológica dos acontecimentos).
http://www.vejapiripiri.com/index.php?option=com_content&view=article&id=4543:o-que-e-historia-para-que-serve-a-historia&catid=59:historiando&Itemid=99 (04/02/2013)
                                            
 Atividades

Folha para entrega â professora.
1) O que você aprendeu sobre a ciência história que ainda não sabia?
2) Dos motivos elencados no texto, cite dois que exemplifica melhor o sentido da História.
3) Quem é a personagem Clio?
4) “A História é uma das formas de reflexão da vida social, pois nossa sociedade é auto-reflexiva."    Explique com suas palavras o significado desta frase.
5) Você conclui que a História é apenas decoreba ou é uma ciência reflexiva que proporciona conhecimentos. Justifique.

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